Varizes surgem só nas pernas?

Não há dúvidas de que a maior ocorrência das varizes é nas pernas e isso ocorre por uma série de motivos. Uma delas é que essa é a região do corpo onde o fluxo sanguíneo é mais difícil, afinal, ele tem de ser bombeado de baixo para cima, contra a gravidade.

Mas será que as varizes surgem apenas nas pernas ou elas também podem acontecer em outros órgãos do nosso corpo?

Para entender melhor do assunto, continue lendo e vamos descobrir mais detalhes.

Afinal, as varizes ocorrem somente nas pernas?

Como já foi explicado, o sistema circulatório das penas é muito mais exigido no bombeamento do sangue porque atua contra a gravidade.

Com isso, o esforço realizado pelos vasos das pernas é muito maior do que o de outras partes do corpo.

Quando esses vasos estão em perfeita ordem, não há nenhum tipo de problemas. No entanto, quando há algo que já não vai bem, a pressão exercida pelo sangue contra as paredes pode dar origem às varizes que podem ser tratadas logo no início com o Creme Varizero.

Os membros inferiores são majoritariamente mais afetados, mas não são os únicos não.

Isso porque as varizes também podem surgir em outras área, tais como:

  • Colo
  • Seios
  • Face
  • Abdômen
  • Costas
  • Pés

Esse é um problema fácil de identificar pois tem características bem marcantes, tais como o tom arroxeado que se vê sob a pele e o formato tortuoso da veia implicada.

Diferenças de aspectos de acordo com o local

Dependendo do local onde as varizes vão surgir, elas podem apresentar um aspecto diferente do que aquele que conhecemos da perna.

Normalmente, em outras partes do corpo os vasinhos que surgem são mais finos, embora a coloração seja a mesma avermelhada ou arroxeada dos vasos mais grosso.

Normalmente, esses vasinhos não chegam a ter nem 1 milímetro de diâmetro.

Na maioria dos casos, se desenvolvem por predisposição genética, ou seja, se seus pais apresentam o problema, suas chances de apresentar também são maiores.

Um outro fator que contribui são as variações hormonais, uso de pílula anticoncepcional, gravidez, tabagismo e também o sedentarismo.

São raros os casos em que as varizes fora dos membros inferiores causam dor e é bem difícil também que representem algum tipo de problema maior para a saúde.

Mesmo assim, é sempre indicado procurar um médico para ter uma avaliação precisa sobre o caso!